quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

tecnologia

compensar, dizem analistas
Especialistas afirmam que Nokia pode recuperar tempo perdido.Empresa intensificou pressão por patentes contra Apple na terça (29).
Da Reuters
Tamanho da letra
A-
A+

Foto: Divulgação
Pacote Office, da Microsoft, estará em celulares da Nokia a partir de 2010. (Foto: Divulgação)
O mais recente golpe na luta sobre patentes entre a Nokia e a Apple ilustra a mudança na dinâmica do mercado de celulares, já que a líder do setor não desfruta mais de vantagem sobre os rivais em termos de desenvolvimento de produtos.

A Nokia intensificou a pressão judicial na terça-feira (29) por meio de uma nova contestação de patentes contra a fabricante do iPhone.
Analistas acreditam que os riscos envolvidos em ingressar em um campo minado judicial pode ajudar a Nokia a compensar o tempo perdido, especialmente no mercado de celulares inteligentes, dado o imenso estoque de patentes que a empresa acumulou como uma das pioneiras na fabricação de celulares.

A chance de uma represália pela Apple, porém, parece elevada, uma vez que as empresas tentam conquistar vantagens antes de possíveis acordos.

“Em certa medida, é uma jogada de desespero. A Nokia, porém, está no mercado de celulares desde o começo e tem mais patentes que a Apple, de modo que é provável que a Apple tenha de alguma maneira utilizado patentes da Nokia e talvez de outras empresas”, disse o analista Greger Johansson, da Redeye.

saiba mais
Nokia inicia nova batalha de patentes contra a Apple
Nokia processa Apple por violação de patente com iPhone
Em queixa apresentada à International Trade Commission dos Estados Unidos, a Nokia alega que a Apple violou suas patentes em “praticamente todos os seus celulares, players portáteis de música e computadores”.


A Nokia agora está aguardando que a ITC, que investiga assuntos referentes à violação de propriedades intelectuais no comércio internacional, decida se vai ou não acatar a queixa, em prazo de cerca de 30 dias.
A ação agressiva surge em um período de fraco desempenho pela Nokia no mercado de celulares inteligentes, que cresce rapidamente. Agora, a empresa deseja reconquistar o mercado perdido para rivais como a Apple e a Research in Motion, fabricante do Blackberry.

Leia mais notícias de Tecnologia
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);

Nenhum comentário:

Postar um comentário